Camocim

Camocim

 

Um dos últimos dos municípios do Litoral Oeste, Camocim é uma cidade centenária, com intenso movimento cultural. Sua população é estimada em 60.000 habitantes. No seu litoral com cerca de 60 Km de extensão, se destacam as belezas  Tatajuba, Praia de Maceió e Barra dos Remédios. As praias urbanas de Camocim também oferecem de grande beleza, formada pelo conjunto do Rio Coreaú, dunas, mangues e ilhas ao longo do rio.

No Carnaval, Camocim recebe milhares de visitantes e garante a alegria dos foliões como um dos principais pontos da festa no Ceará. A indústria é a atividade principal, acompanhada pela pesca e o comércio. Toda a arquitetura da cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX.

Estuário do Rio Coreaú – Partindo de Camocim subindo o rio Coreaú percorremos seu estuário com belos manguezais e diversas ilhas, que estendem-se por cerca de 20 Km, num excelente cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbramos entre os manguezais caranguejos e aves marinhas, alem da beleza das salinas.

 

Litoral Leste

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor) – A ilha da testa branca, também conhecida como ilha do amor, localizada em frente à cidade, contém manguezais, dunas e praias, sendo muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco ou balsa, para desfrutar de agradável banho de mar, de caminhadas e de esqui nas dunas, alem de saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia.Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.

Praia das Imburanas – Totalmente virgem, a praia das Imburanas, localizada entre Camocim e Tatajuba, é outra área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico. É também uma barra onde a vegetação coberta de mangues e dunas dá um colorido todo especial. O acesso é difícil, o turismo aventuroso é que vale a pena. Acesso de barco ou balsa – 75 km – oeste.

Tatajuba – Localizada no lado Leste do município de Camocim, a Praia da Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. Cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais, a praia lembra um paraíso perdido. A Duna Encantada, O Laguinho da Torta e o Lago Grande são suas principais atrações. Esse baleário natural atrai pela gastronomia regional a base de peixes frescos, camarões e lagosta. No Lago Grande se destacam os esportes de vento como Wind Surf e Kite Surf, além de toboáguas improvisados onde os turistas descem as grandes dunas até os lagos naturais. Tirolesa, passeio de  stand up paddle, passeios de jangada também são outras atividades encontradas no local.

Praia do Guriú – Fica a margem do riacho Guriú, transponível por balsa e canoa. É uma vila pacata de pescadores no alto de uma duna fixa. Tem coqueirais, mangues e uma reta e larga faixa de areia branca e fofa.

 

Litoral Oeste

Praia das Barreiras – A Praia das Barreiras, na foz do rio Coreaú, a 3 Km do centro de Camocim, nos oferece uma visão panorâmica a partir de suas falésia elevadas, de onde vislumbram-se o mar aberto, grande parte da costa leste do município, até a praia das Imburanas, as alvas dunas da ilha da Testa Branca, os manguezais da foz do rio e a orla marítima da cidade. Porto pesqueiro – leste.

Lago Seco – Lago urbano localizado no perímetro da cidade, bastante freqüentado por banhistas e praticantes de esportes náuticos.

Praia do Farol do Trapiá – Distante 2 Km da praia das Barreiras encontramos a praia do Farol do Trapiá, onde existe uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia das Caraúbas – Totalmente virgem, a praia das Caraúbas, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, só possui um local especial para os amantes do Ecoturismo. Seguindo-se pela orla marítima são 12 Km da sede até a praia.

Praia de Maceió – A 15 Km do centro de Camocim, dos quais 9 Km em estradas de piçarra, a partir do lago Seco, está a praia de Maceió, onde localiza-se a aprazível vila de pescadores com o mesmo nome, que tem lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Barracas de Praia oferecem pratos regionais, nacionais e internacionais. Nos meses de vento a praia é tomada por velejadores de Wind Surf e Kite Surf.

Praia da Barrinha – Como o próprio nome diz Barrinha vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas formam um visual todo especial ao lugar. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor do imenso coqueiral existente no local que fica a 21 Km de Camocim. Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceió.

Praia do Xavier – Uma das mais belas praias de Camocim, localizada a 29KM do centro da cidade, composta de uma pequena vila de pescadores e uma bela extensão de praia que vai até a Barra dos Remédios, no extremo com o município de Barroquinha.

Barra dos Remédios –  Tem uma paisagem diferente do resto do resto do litoral devido a presença dos mangues de Camocim. Existem dunas em forma de cone em toda a extensão. A maré é típica de mangue e possui uma rica fauna. As águas são caracterizadas pelo encontro do mar com o Rio dos Remédios. A praia fica a aproximadamente 32 km do centro de Camocim e o acesso é por bugre ou 4×4 pelas dunas em trilhas que são um labirinto, logo, para se chegar até lá, é necessário a companhia de um guia.